segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mundos à parte ,

Povos berberes
Povoação troglodita
Tunisia, 2010

« Inicia-se amanhã dia 11 de Agosto de 2010 o jejum do Ramadão - um dos “cinco pilares” do Islão, juntamente com a profissão de fé (chahada), a oração (salat), a esmola (zakat) e a peregrinação aos lugares santos de Meca e Medina (hadj) - que terá a duração de um mês lunar e terminará com a Aid el-Fitr ou “festa da ruptura”.

O Ramadão é o nono mês do calendário Islâmico, o da revelação do Alcorão ao Profeta Muhammad e tem início quando se observa a olho nu o aparecimento do quarto crescente da Lua, daí a data não ser a mesma em todos os países.

Durante o mês do Ramadão, mais de mil milhões de muçulmanos adultos em todo o mundo devem abster-se de beber, comer, fumar ou ter relações sexuais entre o nascer e o pôr-do-sol, excluindo-se os idosos, as crianças, as mulheres grávidas, os doentes e os viajantes.

É um período de reflexão, de generosidade, de estabelecimento de uma aproximação mais profunda com o criador em que os muçulmanos não só valorizam o que têm mas sentem um pouco na pele o que os outros não têm, através da caridade e do próprio jejum. »


A vida é uma pedra de amolar:
desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.
George Bernard Shaw

De volta a casa, muito para contar (: *

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores