« O ICNAS de Coimbra - Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde - é uma unidade completa de Medicina Nuclear, englobando uma unidade clínica equipada com 4 Gama-Camaras e um PET/CT e ainda uma unidade de produção constituída por Laboratório de Radiofarmácia e ciclotrão.
Segundo o professor catedrático da Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra (FMUC), o "ICNAS engloba todas as vertentes da medicina nuclear. É uma unidade completa. Na Europa, há quatro ou cinco centros com esta estrutura, em Portugal vai ser o primeiro", explicou.
No ICNAS vai ser possível a realização de investigação de ponta em áreas como a física, a bioquímica e a biologia aplicadas à medicina, segundo uma nota da UC. Para além de "importantes aplicações no campo da oncologia, nomeadamente no diagnóstico, no estadiamento e na avaliação da resposta à terapêutica, estão previstos o diagnóstico das doenças de Alzheimer e Parkinson, estudos clínicos de determinação da viabilidade do miocárdio (músculo cardíaco) e diagnóstico de doenças coronárias associadas, e estudos de localização de focos epilépticos (locais do cérebro associados a ataques de epilepsia)", concluiu. »
Vale a pena visitar :’)
Sem comentários:
Enviar um comentário