« Israel Ka‘ano‘i Kamakawiwo'ole, 20 de Maio de 1959 - 26 de Junho de 1997, foi um cantor americano, muito popular no seu estado de nascimento, o Havai.
Um de seus álbuns mais famosos foi Facing the Future, de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial, onde consta o tema "Over the Rainbow/What a Wonderful World", uma versão que mistura dois clássicos da música dos E.U.A.: "Somewhere Over the Rainbow", do filme The Wizard of Oz (O Feiticeiro de Oz), e "What a Wonderful World", onde apenas se ouvem a sua voz suave acompanhada pelo seu ukelele, que rapidamente se tornou um êxito mundial e que lhe rendeu vários prêmios. Esta música aparece em diversos episódios de séries norte-americanas como Cold Case, E.R. e Young Americans, o qual a música "Somewhere over the Rainbow" tocou no primeiro episódio e no último, sendo a música a encerrar defitivamente a série; também foi trilha dos filmes Meet Joe Black, Finding Forrest e, mais recentemente, 50 First Dates.
Ao longo da sua carreira musical, Iz debateu-se com muitos problemas de saúde relacionados com o seu peso excessivo chegando a pesar 343 kg, num corpo com 1,88 m. Em 1997, com 38 anos, faleceu devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida.
Em 2001 foi lançado Alone in IZ World, um álbum póstumo contendo vários sucessos e temas inéditos, relançado em 2010, com o mesmo sucesso e que viria a ser muito popular e usado em anúncios publicitários e iniciativas de caridade em vários países temos a famosa música "Over the rainbow" »
Perdoem-me se se trata de falta de cultura musical mas, comecei a ouvir esta música passar na rádio com alguma frequência apenas nos últimos meses.. O que é certo, é que o cantor faleceu há 14 anos.. E no mundo das ditas 'celebridades' há coisas assim..
Someday I'll wish upon a star
Wake up where the clouds are far behind me
Where trouble melts like lemon drops
High above the chimney top thats where you'll find me
Oh somewhere over the rainbow blue birds fly
And the dreams that you dare to, oh why, oh why can't I?
Sem comentários:
Enviar um comentário