sábado, 24 de setembro de 2011

Oscar Pistorius


« Oscar Pistorius foi o primeiro atleta com deficiência a participar nuns Mundiais de atletismo do desporto regular e vai estar em Portugal para correr na Meia Maratona de Lisboa, este sábado.

Leila Marques é presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência. Em entrevista ao SAPO Desporto, acredita que a vinda do atleta sul-africano a Portugal pode ser o ponto de viragem para a inclusão de pessoas com deficiência no desporto regular.
SAPO Desporto: Enquanto presidente da Federação como viu esta posição da IAAF (Federação Internacional de Atletismo)?
Leila Marques: O Pistorius é um atleta de excelência, faz por isso. É um atleta que treina imenso, tem todo o direito aos créditos que lhe são atribuídos. Acho extraordinário este atleta vir participar na nossa Meia Maratona, porque é uma forma de poder trazer à discussão do dia a dia a participação de atletas nestes eventos de forma inclusiva, que é isso que a Federação se vai debatendo. Para além disso,  há a controvérsia da participação nos Jogos Olímpicos faz com que a conversa ainda seja melhor.
SD: No caso dele, que tem uma deficiência motora, acha que seria possível em atletas cegos ou surdos?
LM:Desde que tenham qualidade para estar neste tipo de evento, as portas não devem ser vedadas. Se for necessário, devia-se fazer as devidas adaptações. Temos vindo a fazê-lo. Estabelecemos um acordo com a Federação Portuguesa de Atletismo, onde os nossos atletas podem participar em 30 eventos organizados pela FPA. É através destas parcerias que conseguimos que os atletas tenham uma participação condigna.
SD: O que vê nele que falta aos outros?LM: Mesmo a vontade de superação. Às vezes falta essa força de vontade de superar…
SD: Este é o ponto de viragem?
LM:Acredito que sim. Estamos a alargar os horizontes à partilha de experiências, o que leva a práticas mais inclusivas no que diz respeito ao desporto adaptado. »

E enquanto via a reportagem do atleta para um jornal diário, ficou.me na cabeça uma certa expressão: 'devemo.nos concentrar mais nas soluções do que nos problemas em si.. ' :')

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores